II SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO CIEP 175 – JOSÉ LINS DO REGO

17 a 19 de outubro de 2012

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

A Comissão Organizadora do II Seminário de Formação e Práticas Pedagógicas do CIEP 175 – José Lins do Rego estará recebendo inscrições de trabalhos, nas categorias artigo científico, pôster e relato de experiência, no período de 20 de agosto a 5 de outubro de 2012.

1. Modalidades

A apresentação dos trabalhos científicos deverá ser em uma das seguintes modalidades:

1.1. Artigos Científicos: resultados de pesquisas teóricas e/ou empíricas já concluídas. (Oriundos de pesquisas, monografias, dissertações, teses ou trabalhos de iniciação científica).

1.2. Pôsteres: resultados de experiências ou pesquisas em andamento que apresentem análises parciais ou em processo.

1.3. Relatos de Experiência: reflexões teóricas e práticas decorrentes da atuação enquanto docente, discente ou gestor.

2. Temáticas

Os trabalhos encaminhados deverão versar sobre algum dos eixos temáticos propostos pela comissão organizadora.

2.1. Temática Geral:

Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Básica

2.2. Eixos Temáticos:

Eixo I: Ciências Humanas e suas Tecnologias:

 

2.2.1 Formação e práticas docentes no Ensino de Filosofia e Ciências Sociais

 

2.2.2 Formação e práticas docentes no Ensino de Geografia

 

2.2.3 Formação e práticas docentes no Ensino de História

 

Eixo II: Linguagens Códigos e suas Tecnologias:

 

2.2.4 Formação e práticas docentes no Ensino de Línguas

 

2.2.5 Formação e práticas docentes no Ensino de Artes

 

2.2.6 Formação e práticas docentes no Ensino de Educação Física

 

Eixo III: Ciências da natureza e suas Tecnologias:

2.2.7 Formação e práticas docentes no Ensino de matemática

 

2.2.8 Formação e práticas docentes no Ensino de Biologia

 

2.2.9 Formação e práticas docentes no Ensino de Física

 

2.2.10 Formação e práticas docentes no Ensino de Química

 

Eixo IV. Parte diversificada e outros temas:

 

2.2.11 Formação, práticas docentes e questões de diversidade na Escola

 

2.2.12 Formação, práticas docentes e avaliação educacional

 

2.2.13 Formação e práticas docentes na Educação de Jovens e Adultos

 

2.2.14 Formação, práticas docentes e questões de violência e indisciplina na Escola

 

2.2.15 Formação, práticas docentes e a inclusão na Escola

 

2.2.16 Formação, práticas docentes e novas tecnologias no ensino

 

2.2.17 Formação, práticas docentes e a Educação à Distância

 

2.2.18 Formação, práticas docentes para a Educação Ambiental

 

2.2.19 Formação, práticas docentes e a gestão escolar


 

3. Formatação dos trabalhos

3.1 Trabalhos científicos: resumo expandido, contendo de 400 a 8.000 palavras (aproximadamente 3 páginas), incluindo espaços;

3.2 Pôsteres e Relatos de Experiências: resumo expandido limitado a 700 (1 página e meia), incluindo espaços;

Os resumos deverão ser elaborados em português. Deve-se enviar o documento em formato .doc (padrão no MS Word). Fonte Times New Roman, tamanho 12, cor preta, com espaçamento entre linhas de 1,5, justificado. As citações das referências bibliográficas, quando houver, deverão seguir as regras da ABNT. De preferência, os trabalhos devem seguir a seguinte ordem: Introdução, Metodologia, Resultados/Discussão, Conclusões e Referências conforme modelo disponibilizado abaixo.

O arquivo contendo o texto completo ou resumo expandido deverá ser nomeado com o nome completo do primeiro autor. Os autores são responsáveis pelo conteúdo e pela formatação do trabalho.


Modelo para submissão de trabalhos.rtf (5,2 kB)

Os trabalhos submetidos não precisam ser inéditos.

O trabalho deverá ser enviado à Comissão Organizadora do I Seminário de Formação e Práticas Pedagógicas do CIEP 175 – José Lins do Rego, pelo e-mail: seminario175.comissaocientifica@gmail.com

O prazo limite para envio dos trabalhos será 05/10/2012.

4. Confecção dos pôsteres

O pôster a ser apresentado deverá ter uma área de 1,00 m de largura por 1,20 m de altura. De preferência com a seguinte ordem: Introdução, Metodologia, Resultados/Discussão, Conclusões e Referências. A confecção do pôster será por conta dos autores do trabalho.

5. Avaliação dos artigos científicos

Os trabalhos serão submetidos ao processo de julgamento por pares, no qual a identidade e a afiliação institucional do autor são elementos não fornecidos àqueles que julgam. A relação dos trabalhos aprovados deverá ser divulgada no site do evento até o dia 10 de outubro.

 

6. Apresentação dos trabalhos

As apresentações deverão ser realizadas no dia, hora e local constantes no link da programação do evento, o que será confirmado quando da divulgação dos trabalhos aprovados. Em cada sessão de comunicação oral de artigos científicos, de relato de experiências e de apresentação de pôsteres haverá um coordenador/avaliador que conduzirá os trabalhos. Serão disponibilizados um computador e um aparelho multiprojetor (datashow) em cada sala onde acontecerão as apresentações.